Fórum Quilombola
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Blog Quilombos
Dica
Este fórum funciona
melhor com:

Firefox

O que é um Fórum de Discussão?

Ir para baixo

O que é um Fórum de Discussão? Empty O que é um Fórum de Discussão?

Mensagem por Admin Sex Ago 08, 2008 11:25 am

Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

Organização das Mensagens

Os fóruns de discussões basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos. As mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem.

Permissões de Usuários e Moderação

Os status de usuários registrados num fórum geralmente variam em três níveis de permissão:

* Usuários
* Moderadores
* Administradores

O membro com status de usuário possui liberdade para publicar mensagens em tópicos abertos ao debate e respondê-los independentemente de quem os publicou.

O membro com status de moderador tem a permissão de editar, mover, deletar, adequar o que for necessário na sala de tópicos a que tem permissão de moderação. Na maioria dos fóruns, cada assunto possui um ou mais moderadores os quais possuem funções diversas que variam de fórum para fórum, mas basicamente eles podem editar mensagens postadas, eliminar publicações, moderar e eliminar tópicos, como também, trocar uma mensagem que foge do assunto (chamadas de off-topic) e postá-lo no lugar correto e comunicar o usuário, entre outros. Resumindo, é um usuário cuja função é corrigir tudo o que não está bem e alertar para esses mesmos erros.

O membro com status de administrador é o que agrega as funções de administração e configuração do fórum, criação de adequação de novas salas, é quem tem permissão para enviar e-mails em massa, é quem pode bloquear, suspender ou expulsar outros membros, entre inúmeras outras funções administrativas. Às vezes, também pode-se encontrar moderadores com algumas funções de administradores (como bloquear usuários), ou administradores com permissões menores que outros.

Vantagens

Como os fóruns armazenam as mensagens, os participantes que acessam um tópico pela primeira vez podem acompanhar mais facilmente a discussão assim evitando redundâncias e torna mais eficientes as retomadas ao tema, tornando uma discussão com pausas, como se fosse ininterrupta.

A escrita das mensagens pode ser mais trabalhada, objetivada, diferente das salas de bate-papo onde se trabalha mais instantaneamente ficando mais passível a desvios gramaticais e de raciocínio.

Desvantagens

A estrutura montada com as mensagens pode levar a algumas dificuldades para a recuperação e interpretação da informação. Existem trabalhos que utilizam, por exemplo, Redes Sistêmicas para organizar a informação. O fato de ser assíncrono implica uma mensagem poder ser respondida após alguns segundos, minutos ou após alguns dias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fórum_de_discussão em 08/08/2008
Admin
Admin


Número de Mensagens : 14
Localização : BHz
Data de inscrição : 01/08/2008

http://www.forumquilombola.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos