Fórum Quilombola
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Blog Quilombos
Dica
Este fórum funciona
melhor com:

Firefox

Na Semana da Consciência Negra, Quilombolas é o tema do Canal Saúde ao vivo e interativo

Ir para baixo

Na Semana da Consciência Negra, Quilombolas é o tema do Canal Saúde ao vivo e interativo Empty Na Semana da Consciência Negra, Quilombolas é o tema do Canal Saúde ao vivo e interativo

Mensagem por marcelcn Qui Nov 13, 2008 3:26 pm

Quilombolas: sonho e realidade. A conquista da terra ainda é o maior desafio. Conheça as outras prioridades

Próxima terça-feira, dia dezoito, às 13h, ao vivo na NBR ou em www.canalsaude.fiocruz.br. Acesse e participe

Na semana da Consciência Negra, o Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz,
debate ao vivo a situação das comunidades Quilombolas, terça (dia dezoito, às 13h. Apesar de protegidos por lei, mais da metade ainda não conseguiu a propriedade da terra. Esse é apenas o primeiro problema. Falta também: água encanada, saneamento básico, escola e transporte públicos, energia elétrica... O que fazer para evitar que as novas gerações tenham de enfrentar todas essas adversidades? Participe ao vivo.

Conheça Saracura, um dos 244 Quilombolas do Pará. Localizado à uma hora de Santarém, é a casa de mais de 130 famílias, que tiram do rio Tapajós o seu sustento. E acompanhe como foi o 1º Encontro Estadual da Juventude Quilombola do Rio de Janeiro, realizado em outubro.

Participe: Assista na Embratel, NBR ou WEB (www.canalsaude.fiocruz.br) e dê sua opinião no chat ou pelo telefone 0800-701-8122. Antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Quilombolas – As comunidades quilombolas, formadas por remanescentes de quilombos, são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Os territórios quilombolas tiveram seu primeiro reconhecimento com a Constituição
Federal de 1988. No Brasil, existem mais de 2.500 comunidades quilombolas. Menos da metade oficialmente registrada. Boa parte delas não oferece condições básicas de sobrevivência.

Sala de Convidados – Na internet, acesse, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. No caso da televisão, é necessária uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel, o programa será veiculado na
freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para
saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse http://www.radiobras.gov.br/nbr/cidadesnbr_2004.htm ou http://www.radiobras.gov.br/estati-co/tv_nbr_sintonize.htm. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.

Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz

Marcelo de Castro Neves


(21) 2598-2703 / 2598-2472 / 2560-6818 / 0800-701-8122 / ascom@fiocruz.br

Canal Saúde/Fiocruz

Levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil

Em tempo: o "dezoito" tem um motivo - não consegui desativar essas carinhas de jeito nenhum.

Contamos com a participação de todos no programa.
marcelcn
marcelcn


Número de Mensagens : 1
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos